Sindipetro-RJ encaminha pautas no Comperj

O Sindipetro-RJ esteve no Com­perj, na terça (23), para uma reunião com a gerência da unidade. Antes, os representantes do Sindicato par­ticiparam de uma reunião com os trabalhadores para ouvir sugestões e atualizar a pauta do encontro com os representantes da Petrobrás.

Já, na reunião, foram discutidos os temas pautados e os desdobra­mentos da reunião anterior, de 11 de setembro.

Terceirização da Casa de Força (CAFOR) do Comperj: a empresa in­formou que a definição ainda é uma incógnita. Disse que o cenário prefe­rencial é que a operação e manuten­ção da CAFOR ocorram com mão de obra própria. Só que isso depende da conclusão da licitação para a cons­trução da CAFOR, o que ainda não ocorreu. Caso contrário, há um se­gundo cenário em que o sistema de utilidades seria alugado.

Nesse caso, a mão de obra seria da empresa prestadora dos serviços. Deixamos claro que o Sindicato não concorda com a hipótese de terceiri­zação da CAFOR.

Relação Sindipetro/gerência: Foi acertada a realização de reuniões a cada dois meses sobre as demandas dos trabalhadores e SMS. Quando possível, esses encontros serão an­tecipados. Ficou acordado o uso do auditório do Comperj para reuniões do Sindipetro-RJ com os empregados, após prévio aviso do uso do espaço.

CEPE/Comperj: Os representan­tes da Petrobrás ficaram de verificar a viabilização do projeto junto à Comu­nicação da empresa, setor responsável para encaminhar a proposta dos trabalhadores para uso de uma área do Comperj que possui estrutura já cons­truída para implantação do clube.

O Sindicato informou à empresa que alguns trabalhadores estão interessados em contribuir no projeto.

Possível poluição: A UPGN Com­perj tem um projeto parecido ao da planta do Terminal de Cabiúnas – TE­CAB, Macaé-RJ. Os trabalhadores que já atuaram naquela unidade relata­ram poluição possivelmente causada por emissão de sulfeto de carbonila, e que no TECAB ocorreu a morte de diversos animais e insetos e provocou intoxicação em trabalhadores.

A empresa disse que essa ques­tão não está relacionada com o sul­feto, mas que seria causada pelo Gás Carbônico (CO2), devido a sua alta con­centração.

Os representantes da Petrobrás disseram que em 2017 foram rea­lizadas simulações de dispersão da concentração de CO2. A solução en­contrada em Cabiúnas teria sido de redirecionar o gás para o flare, junto com o gás de purga, para aumentar a dispersão na atmosfera. Vamos deba­ter essa hipótese com os trabalhado­res e com a Cipa Comperj.

Mobiliza: como havia feito no en­contro anterior, o Sindipetro-RJ rela­tou queixas dos empregados do Com­perj que informam ter dificuldades em efetivar suas transferências para outras unidades. Os empregados ale­gam que os gerentes demoram nas liberações, e que isso gera a perda de oportunidades. Os trabalhadores re­clamam também de que há dois pe­sos e duas medidas, uma vez que os gerentes conseguem transferências rapidamente.

Os representantes da empresa disseram que já existem inscrições para vagas no Comperj e que aguar­dam o preenchimento delas para iniciar o processo de seleção. Isso irá possibilitar a liberação de quem tem interesse em se transferir do Com­perj. Não foram abordados casos in­dividuais, mas o Sindicato prometeu acompanhar cada caso.

A próxima reunião será dia 11 de dezembro, depois do fim do processo de seleção do Mobiliza. Dessa forma poderemos atuar sobre os problemas que aparecerem.

 

Versão do impresso Boletim XCV

Destaques