Repúdio à prisão arbitrária de Lula

Nós, parcela da diretoria e do conselho fiscal do Sindipetro-RJ e petroleiros da base, repudiamos a prisão de Lula por considerá-la política, pois seu processo jurídico foi viciado, induzido e chantageado por alguns militares de alta patente e a mídia, acelerado injustificadamente e fortemente influenciado por convicções, uma vez que não se conseguiu demonstrar as provas da acusação. Tudo isso enquanto encontram-se livres e no poder os maiores mafiosos políticos, a começar por Temer e seus ministros, passando por todos os notórios corruptos tucanos, congressistas da base do governo, além de juízes que se locupletam com benesses bancadas por todos nós, como o auxílio-moradia sem qualquer justificativa.

Esse evento sombrio demonstra indubitavelmente mais um passo na escalada autoritária da elite no comando, que busca criminalizar os movimentos sociais e silenciar qualquer oposição às suas ações aceleradíssimas de privatização e desmonte do patamar minimamente aceitável de garantias de bem estar para os trabalhadores, tendo como exemplo a contra reforma trabalhista, a PEC de congelamento de gastos sociais, as medidas econômicas que agravam o desemprego e o rebaixamento salarial, a intenção de contra reforma da previdência, etc.

A prisão representa ainda, como um movimento complementar ao golpe parlamentar-jurídico-midiático de 2016 travestido de impeachment, uma grave quebra da nossa frágil e incipiente democracia. Mesmo considerando que nossa democracia é restrita e relativa, já que não existe de fato para a ampla maioria da população vitimada pelo abandono e a repressão do Estado, pela fome, a miséria e o autoritário pensamento único da mídia oligopolizada, não podemos nos omitir diante das tentativas de sequestrá-la do povo ainda mais.  A conquista de garantias mínimas de manifestação, expressão e as eleições diretas foram arrancadas com muita luta pela derrubada da ditadura empresarial-militar que se instalou com o golpe de 64. Essa perseguição a ideias opositoras só se aplica à Esquerda e aos setores que de alguma forma se opõem ao eixo de poder estabelecido à margem da vontade da maioria da população brasileira.  Há no nosso país uma hegemonia imperialista e neoliberal em aliança oportunista com um crescente fascismo. Esta aliança macabra cria o clima que encorajou o inaceitável atentado político contra a vida de Marielle e Anderson, que se soma aos de tantas outras lideranças de movimentos e moradores das favelas e periferias do país. O mesmo empresariado que se beneficiou durante anos de uma aliança poli-classista conciliatória agora já não permite espaço para ceder sequer migalhas àqueles que se iludem buscando atrelar os interesses dos trabalhadores aos de seus inimigos de classe.

Para um julgamento isento, exige-se isonomia e presunção de inocência até que se prove o contrário. Se o julgamento de Lula se pretende político, só o aceitamos se for feito pelo povo, nas urnas e nas ruas. Cabe aos trabalhadores e ao povo brasileiro, e não ao imperialismo e ao empresariado, determinar a nossa História.

O momento é de cerrar fileiras com todos aqueles que se opõem à barbárie que está sendo imposta aos trabalhadores pelas elites e contra a rapinagem imperialista da privatização de nossas Estatais e de nossos recursos naturais. Vamos às ruas!

Contra a privatização da Petrobrás e de todas as Estatais!

Fora Temer!

Não à prisão de Lula!