P-74 registra três acidentes em menos de seis meses

Essa é a situação enfrentada pelos trabalhado­res da Plataforma P-74, que começou a operar no Campo de Búzios, na Cessão Onerosa do Pré-Sal, na Bacia de Santos, dia 3 de março. A investigação dos acidentes, que ocorreram com 2 petroleiros próprios e um terceirizado da Petrobrás, vem sendo acompanhada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), formada há oito meses.

Com previsão inicial de entrar em funcionamento ainda este mês, a Plataforma P-75 só deve entrar em operação em outubro. A Petrobrás também planeja colocar em operação, até o final deste ano, também a P-76; a P-77, em 2019 e a Búzios 5, em 2021. Todas fazem parte do Plano de Negócios e Gestão da Petrobrás (PNG) para pleno funcionamento até 2022. Cada uma terá capacidade de processar, diariamente, até 150 mil barris de petróleo e 7 milhões de m3 de gás, segundo a Dire­toria de Exploração e Produção.

O Sindipetro-RJ vem acompanhando os acidentes e tem recebido questionamentos sobre a situação da super­visão de atividades de risco, tanto da P-74, quanto nas fu­turas plataformas. Existem dúvidas sobre se as inspeções de segurança estão sendo realizadas dentro das normas e com a regularidade necessária, seguindo o Padrão Padrão de Inspeção de Segurança Petrobrás (PE-3URI-01408). Outro ponto alertado pelos trabalhadores em relação a se­gurança das operações é que por serem plataformas novas, com pessoas embarcando nelas pela primeira vez, existe necessidade de treinamento constante e acompanhamento de profissionais experientes.

O Sindipetro-RJ esteve presente na reunião da Cipa da P-74 que ocorreu a bordo no dia 14/8. Nesta terça-feira, 28/08 ocorrerá a reunião da Cipa da P-75, onde o Sindicato também se fará presente. A Cipa da P-76 está em formação; a eleição vai até quarta-feira 29/08 e a posse está programada para 18/09. O SindipetroRJ também tem um grupo de comunicação via whatsapp para cada plataforma sob sua jurisdição. Participe !!!

Versão do impresso Boletim LXXXVII

Campanha de Solidariedade

Está aberta uma conta digital (https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajude-a-heroina-que-estancou-sangue-de-vimitima-em-sequestro) para ajudar Patrícia Rodrigues, mãe de três filhos, que perdeu quase tudo em recente enchente no Rio de Janeiro.

Saiba Mais »