Nenhuma a menos! Pela vida das Mulheres!

Ato nesta sexta (23), às 17h, na Cinelândia.

“Contra toda forma de violência: pela vida das mulheres, pelos direitos, pelas liberdades democráticas”. Domingo próximo (25/11), é Dia Internacional para a Eliminação da Violên­cia Contra as Mulheres.

A data foi estabelecida no 1º En­contro Feminista Latinoamericano e caribenho em 1981, na cidade de Bogotá, capital da Colômbia. O dia 25 de novembro marca a morte das irmãs Maribal (Las Mariposas) as­sassinadas pela ditadura de Rafael Trujillo, na República Dominicana

O ato busca alertar a sociedade sobre os casos de violência e maus tratos contra as mulheres. Além de crime, a Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica a violência contra a mulher um grave pro­blema de saúde pública que não distingue cor, condição econômica ou social e está presente em todo o mundo.

No Brasil, somente de janeiro a agosto deste ano – mês em que a Lei Maria da Penha (Lei 11.340) com­pletou 12 anos -, 79.661 casos de violência contra a mulher foram denunciados, segundo dados do Ministério dos Direitos Humanos (MDH), que administra a Central de Atendimento à Mulher em Situ­ação de Violência, o “ Ligue 180 “. A maioria dos crimes (63.116) ocorreu no ambiente doméstico e familiar.

As denúncias também podem ser registradas pessoalmente nas delegacias especializadas em cri­mes contra a mulher.

Versão do impresso Boletim XCVIII

Destaques