Frente em Defesa da Soberania se reúne no Rio

No dia 9 de setembro ocorreu no Rio de Janeiro, na sede do Sindicato dos Engenheiros (SENGE) uma reunião da Frente em defesa da Soberania com entidades sindicais de diversas estatais, centrais e movimentos sociais.
No encontro foi reforçado que o 3 de outubro será o “Dia Nacional de Luta Pela Soberania Nacional e Contra as Privatizações”. A data foi escolhida pelo caráter simbólico de ser aniversário da criação da Petrobrás. A ideia é chamar uma grande e ampla plenária de mobilização para a semana anterior envolvendo as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, demais centrais e outras representações como a AEPET.
A proposta é realizar no Rio de Janeiro um ato com peso nacional, em função de ser a maior concentração de estatais fora de Brasília, e também por ser cidade sede de estatais importantes como a Petrobrás e a Casa da Moeda.
Após esta primeira reunião somaram-se na construção diversas outras entidades e outros encaminhamentos foram feitos para o próximo encontro no SENGE a ser realizado no dia 19 de setembro.

Foi decidido dividir as atividades em dois dias:

No dia 03 ocorrerá uma atividade de rua, com a sugestão de realizar atividades descentralizadas durante o turno da manhã, com concentração a partir das 15h na Eletrobrás na Candelária, Centro do Rio. A partir de 17h acontece uma caminhada em direção ao quadrilátero das estatais (Petrobrás, Banco do Brasil, Caixa Econômica e BNDES); com falas na concentração e dispersão, fechando o ato com uma atividade cultural.
Foram divulgadas atividades importantes que serão o “esquenta” para o 03 de Outubro:
20/09 – Dia de luta/Greve Mundial do Clima;
24/09 – Plenária de Mobilização (no SENGE);
02/10 – Greve de 48h da educação com atividades dos Institutos de Ensino Superior (IES) de portas abertas
03/10 – Grandes mobilizações do Dia Nacional de Luta.

A plenária de mobilização será realizada no dia 24 de setembro no SENGE. Os petroleiros e petroleiras estão convidados para participar dessa construção.