Dia da Consciência Negra:  Madureira recebe a Marcha da Periferia

Em celebração à luta histórica do Movimento Negro pelo Feriado Nacional de Zumbi e Dandara, heróis da resistência e luta negra nos quilombos brasileiros, será realizada a VIII Marcha da Periferia/RJ 2019, nesta quarta-feira (20) com concentração a partir das 10h, sob o viaduto Negrão de Lima, em Madureira, subúrbio do Rio de Janeiro.

A história mostra que os diferentes governos não conseguem acabar com as desigualdades sociais, muito pelo contrário: crescem os genocídios negro e indígena e o feminicídio das mulheres negras. Através de inúmeras políticas que são explicitamente machistas, racistas e anti-indigenistas, representando uma ameaça aberta e deslavada ao direito à vida de milhares de pessoas das comunidades negras e pobres deste país, o governo Bolsonaro dá carta branca para polícia matar, além de não melhorar as condições de vida e trabalho desta mesma polícia.

Os ataques governistas aos direitos da classe trabalhadora, como a destruição da Previdência Pública em andamento no Congresso Nacional e o aprofundamento da Reforma Trabalhista, tudo isso como parte da tentativa de transformar o Brasil numa colônia com milhões de trabalhadores semi-escravizados, vêm impactando, principalmente, e prioritariamente, sobre a população negra da periferia e das favelas.

Versão do impresso Boletim CLXV