Curso de Formação em Saúde, Trabalho e Ambiente do Petróleo 2020

Aulas síncronas e outras atividades a critério dos professores serão de agosto a dezembro

Dando continuidade à série de cursos promovidos em parceria entre o Sindipetro-RJ e o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ, terão início neste mês de agosto aulas síncronas com término em dezembro.

Para esse ano, os módulos serão:

1. Panorama das Relações entre a Saúde, o Trabalho e o Ambiente na Indústria do Petróleo – aula inaugural;

2. Processos e Organizações do Trabalho no Capitalismo;

3. Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho;

4. Saúde Mental e Trabalho;

5. Vigilância em Saúde do Trabalhador.

As aulas irão acontecer sempre das 9 às 12h, às segundas-feiras nos dias 31 de agosto, 14 e 28 de setembro, 19 e 26 de outubro, 9 e 23 de novembro e 7 de dezembro.

Aula inaugural

Para abrir o semestre, no dia 17 de agosto, às 9h, haverá palestra com o economista Cloviomar Cararine Pereira, mestre em Ciências Sociais, Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, pela UFRRJ e técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), sobre “A conturbada conjuntura do setor petróleo no Brasil: um olhar na perspectiva dos trabalhadores”.

Após a palestra, haverá debate com os coordenadores das duas federações: Adaedson Costa, da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), e Deyvid Bacelar, da Federação Única dos Petroleiros (FUP).

Acompanhe a programação de atividades do Sindipetro-RJ. Participe!