Comunicado sobre o “termo de ciência” em relação ao teletrabalho

1 – Tomamos conhecimento da proposta de termo para ajuda de custo elaborado pela empresa. Nossa orientação é que a categoria não assine neste momento e aguarde o posicionamento do Sindicato para tomar qualquer decisão.

2 – Ao nosso ver, esse termo vem tentar atravessar a ação judicial do Sindicato, com o objetivo de estabelecer um acordo fora da negociação coletiva pleiteada e de termos que dela viriam. Uma das evidências disso é que tão logo a empresa divulgou as notícias ela se manifestou no processo judicial.

3 – Em que pese isso, pretendemos fornecer informações com o embasamento e seriedade necessários, diferente dos turbilhões de fake news e falta de transparência protagonizados pela diretoria da empresa. Com esse objetivo, nosso jurídico está avaliando o termo e o sindicato se reunirá e brevemente irá se pronunciar sobre o tema.

4 – Entendemos a ansiedade da categoria. A política de sufocamento protagonizada pela alta direção da empresa, que desgasta boa parte dos trabalhadores em uma época já tão difícil quanto a pandemia, pode fazer com que essa ajuda pareça algo inquestionável. Mas nós, como direção sindical, temos a obrigação de apontar os caminhos e consequências dessa decisão bem como a abrangência que a empresa pode dar a ela, evitando quaisquer eventuais “pegadinhas”, e até lá pedimos que a categoria tenha paciência, lembrando que a própria empresa deu até o dia 10 para receber no contracheque deste mês.

5 – Cada vez mais seremos tentados por ofertas incríveis que devem ser aceitas com muita rapidez e/ou com letras miúdas. Tudo indica que esse é mais um de vários capítulos de “corrida do ouro” em contratos com várias cláusulas que podem ou não ter consequências nocivas. Reiteramos que a nossa saída deve, sempre que possível, ser coletiva. O Sindicato está, como sempre, disposto ao diálogo e à luta em defesa dos interesses da categoria.

Sindipetro RJ
02/07/2020