Campeão de recursos desumanos!

O mesmo gerente que ameaçou demitir no fechamento do EDISP está concorrendo como melhor gestor de RH

Para valorizar profissionais de Recursos Humanos do Brasil e da América Latina, o grupo Gestão RH criou uma votação eletrônica anual. Até aí, tudo bem. O problema é que neste ano o RH da Petrobrás está concorrendo, representado pelo gerentão Cláudio Costa, que está bem longe de praticar o que se preconiza em Recursos Humanos.

Discursos ameaçadores

Cláudio Costa tem implantado políticas desumanas na Petrobrás, contribuindo para a construção de uma imagem negativa da empresa no mercado. Se formos analisar os discursos dirigidos aos petroleiros, veremos um gestor atrasado, que faz ameaças, tentando se impor de forma autoritária.

Monólogos empresariais

Outra marca da má gerência de Cláudio Costa é a promoção de medidas unilaterais, desprezando as representações da categoria, como sindicatos e federações. Inúmeras reuniões têm sido feitas para apenas apresentar propostas da empresa, lançar planos e informar mudanças. Não há qualquer diálogo com a força de trabalho na Petrobrás atual.

Mentiras e mentiras

Situação lamentável foi a do RH que faltou até com a verdade para a empresa recorrer de decisões liminares em defesa do famigerado Plano de Resiliência, que retira direitos dos petroleiros e tem sido derrotado pela categoria na Justiça.

COVID-19 na Petrobrás é fato

O valor do time Petrobrás no RH perde ainda mais pontos quando o assunto passa por valorização da vida. A falta de respostas sensatas e urgentes ao combate à COVID-19 alarma os trabalhadores. Medidas básicas de higienização e prevenção não foram ainda adotadas em todas as unidades da empresa. O número de contágios e de óbitos pesam junto com a falta de responsabilidade desta gestão.

Teletrabalho capenga

Com a pandemia, a Petrobrás acertou ao implantar prontamente o teletrabalho, mas o RH errou completamente ao não atender demandas essenciais ao trabalho remoto e ainda colaborou na elaboração de um Plano de Retorno ao Trabalho presencial.

A lista de erros deste gestor é bem longa, mas, concluindo, o gerente executivo Cláudio Costa, que está entre os candidatos para concorrer a profissional de Recursos Humanos Mais Admirado do Brasil e da América não deveria estar participando desta competição, porque ele já foi eleito em outra: a de Carrasco do Ano!