Assembleias de acionistas escolhem novos representantes no CA e votam facilitação de venda de ativos da Petrobrás

Nesta quinta-feira (25), o Conselho de Administração da Petrobrás realiza no Edise, a partir de 15h, assembleias gerais, ordinária e extraordinária

Na Ordinária, entre outras coisas, ocorre a escolha do novo presidente do Conselho, eleição de cinco novos conselheiros, além da escolha de cinco membros para o Conselho Fiscal da Companhia. Ainda, na Assembleia Ordinária, será definida a remuneração dos administradores, dos membros do Conselho Fiscal e dos membros dos Comitês Estatutários de Assessoramento ao Conselho de Administração, ou seja, garantia de ganhos ainda maiores para os chefões!

Desmonte a toque de caixa

Já na Assembleia Extraordinária está proposta a reforma do Estatuto Social da empresa que pretende alterar vários artigos, dentre os quais se destacam, que o Conselho de Administração e o presidente Roberto Castello Branco ganham mais relevância e terão “carta branca” para realizar o desmonte da empresa, liquidando seus ativos. Com isso, os acionistas – União e minoritários – perderão o direito de opinar sobre privatizações. Caso essa mudança seja aprovada, Castello Branco passa a responder diretamente pelo programa de venda de ativos, sem submeter à aprovação da assembleia geral dos acionistas. Quando concluídos, os contratos vão ser encaminhados ao Conselho, que, sozinho, vai ter o poder de aprovar as vendas, inclusive do controle de subsidiárias e refinarias.

Versão do impresso Boletim CXVIII