ACT: direções da FNP e da FUP voltam a sentar-se à mesa com a Petrobrás, a partir desta terça-feira (25)

Em continuidade às negociações de ACT, as duas federações, FNP e FUP, voltam a sentar-se com os representantes do departamento de Gestão de Pessoas (GP) da Petrobrás. À categoria petroleira, vale destacar, que cada vez mais, a empresa aposta no individualismo da categoria, basta observar o PRVE e o futuro PPP, que a empresa quer implantar.

Inicio das negociações

Na semana passada, na primeira rodada de negociação, a FNP e a FUP colocaram que os descontos de AMS foram impostos sem sequer serem discutidos o custeio do programa com as representações sindicais.

As federações propuseram que os pagamentos, da forma que a empresa vem fazendo, sejam suspensos e que as próximas parcelas sejam pagas a partir de julho até dezembro, exceto para os sindicatos que possuem liminares suspendendo o pagamento, que estes tenham a sua dívida descontada no mesmo número de parcelas a serem acordadas. A Gestão de Pessoas ficou de avaliar junto a sua gestão.

Foi questionado exaustivamente o modo que a empresa vem impondo suas metas, sem negociar com os sindicatos e alterando toda a relação de trabalho existente.

Nesse contexto, a FNP e a FUP solicitaram que a empresa disponibilize informações sobre dados do custeio de CAT e de cobranças indevidas, bem como informações sobre os cancelamentos que estão acontecendo por inadimplência.

Tabela de turno

Sobre a tabela de turno, as federações propuseram a manutenção das tabelas como já funcionam, sendo esta acordada entre todas entidades para que se tenha segurança jurídica.

Na última quarta (19), na parte da tarde as federações vão reunir-se com a empresa para continuar as tratativas. Dentre os pontos, além da tabela de turno, será discutido o retorno de férias e as permutas para trabalhadores de turno, os quais a empresa alterou unilateralmente.

Veja o calendário de reuniões desta semana:

25/06/2019 – PLR

26/06/2019 – REUNIÃO DE NEGOCIAÇÃO