Um pouco da história do sucesso da marca BR, a Petrobrás Distribuidora em essência

Por Leonardo Condurú

A BR, como braço de comercialização de combustíveis em postos da bandeira Petrobras operados por terceiros, faz parte do processo verticalizado de produção, típico do setor de petróleo, tal como operam os grandes players globais: Shell, Exxon, BP, Total, Chevron e muitas outras. Todos têm sua rede própria de postos. A PB, através da BR, não seria exceção à regra e opera no Brasil todo, contando com mais de 7 mil postos — e pontos de venda — em todas as regiões do País.

Mas, a BR está longe de ser apenas varejo. É também indústria; empresa de logística, e distribuidora de derivados de petróleo e combustíveis. Como indústria produz desde produtos químicos, lubrificantes, asfalto e combustíveis especiais, além de manter rede de bases e terminais de armazenagem espalhados Brasil afora com vistas ao atendimento de clientes de todos os tipos: aeroportos, companhias aéreas e empresas de navegação, termelétricas, grandes empresas multinacionais e nacionais, governos federal, estaduais e municipais, numa clientela de alta linhagem, como se percebe.

E na hora da crise para alguns dos entes federados, a BR está sempre pronta a servi-los em parcerias de fornecimento de produtos que os tira literalmente do “sufoco”, o que lhe confere grau geopolítico e estratégico únicos, que certamente não passa pela porta de seus concorrentes privados em quaisquer circunstâncias. E nem por isso deixa de ser uma empresa dentre as mais eficientes, produtivas e lucrativas do setor no Brasil.

Vale lembrar que a BR, há anos, dispõe de métricas de desempenho corporativo, e para todas as suas unidades de negócio, que a tornaram mais transparente, competitiva e líder no seu “core business” diversificado, que a fizeram top five dentre as mais admiradas empresas no setor de petróleo e gás, detendo um conjunto de marcas e patentes de dar inveja à concorrência.

Neste elenco premiado se incluem alguns produtos como o asfalto limpo emborrachado, combustíveis especiais e lubrificantes automotivos, como a “gasolina pódium” e o “Lubrax”, tidos como os melhores do mundo automotivo e que enchem de orgulho a sua força de trabalho. Não bastasse isso, a rede de lojas de serviços, a BRMania, que funciona nos postos BR é benchmark no setor.

Devido à excelência dos produtos que fabrica, distribui e vende, a Petrobras Distribuidora tornou-se o carro-chefe da propaganda institucional da Petrobras, para quem lhe empresta a marca BR, conhecida mundialmente, e que faz parte do sucesso da Petrobras ao longo de sua história. Aliás, o lema “energia do poço ao posto”, confere exatamente com a verticalização e o ”grau de investimento” tão almejados pelos melhores players do setor de petróleo e gás do mundo.

Numa análise de custo-benefício, cabe a qualquer bom gestor da PB holding separar o joio do trigo, e decidir em favor do que seria melhor para a sociedade brasileira: vender a Petrobras Distribuidora, a nossa querida BR, com tudo que ela representa; ou mantê-la como parte do soerguimento da PB Holding na busca de excelência no mundo do petróleo e gás?

Artigos publicados nesta seção, não refletem, necessariamente, a opinião do Sindipetro-RJ