Informe Petroleiro – Curtas

PLAFORT e reestruturação em tempos de eleição

O Sindipetro-RJ segue no aguardo de um retorno da Petrobrás sobre três ofícios enviados à Petrobrás em que cobra explicações sobre o Plafort e a reestruturação da Comunicação. Já foram três ofícios expedidos que, em 15 perguntas, cobram respostas condizentes e não genéricas como as que têm dado a direção da empresa. Se a reestruturação já é ruim por si só, fica pior por estar sendo feita em período eleitoral, pois, entre outros problemas, busca criar um fato consumado pra quem for o próximo presidente do país.

Anistiados e anistiandos na luta!

Na última sexta (19), no Edise, foi realizada mais uma reunião da Comissão Paritária de Anistia, reunindo a Petrobrás e a FNP. Os anistiados e anistiandos lutam há anos para a reintegração à Petrobrás com base nas Leis de Anistia 8878/94, 10.559/02 e 10.790/03.

A ASTAPE pediu a Petrobrás, através dos representantes da FNP, os prontuários dos trabalhadores que sofreram perseguição política. Os representantes da ABRASPET pediram atualização dos recebimentos dos contracheques dos beneficiados da Lei 10.559/02, frisando que a Petrobrás tem obrigação de fornecer essas informações atualizadas.

Outro ponto é a questão que envolve o anistiado Misael Benevides, aprovado em concurso da Petrobrás, em 1985, sendo 22º colocado, e acabou pinçado pela BR Distribuidora sem o seu devido anterior consentimento. Misael saiu em um PDV anos após sofrer perseguições no seu trabalho. Está sendo analisada a possibilidade de ser incluído na Lei 10.559/02 por conta da perseguição que sofreu.

No encontro ficou acertada a inclusão de uma reunião da Comissão Paritária de Anistia no calendário de reuniões de Acompanhamento do ACT. A Petrobrás ficou de confirmar a presença de um representante do Ministério do Planejamento também nas reuniões da comissão. O que seria importante. Ainda não está definida a data da nova reunião da comissão.

Versão do impresso Boletim XCIV

 

Destaques