CIPAS Petrobrás 2018: reunião nacional de presidentes e vice-presidentes

Entre os dias 23 e 24 de outu­bro foi realizada a Reunião Nacional de presidentes e vice-presidentes das CIPAs Petro­brás 2018. O encontro foi realizado no EDICIN. Com 500 CIPAS inscritas, mais de 140 representantes presen­tes ao encontro debateram recomen­dações que vão nortear o próximo ACT em questões que tratarão sobre a CIPA.

“O Encontro é o momento de multiplicar o que deu cer­to e corrigir o que não fun­ciona. Assim, a empresa também vai descobrir as demandas comuns das CIPAs” – disse Marcello Gomes da Silva, quími­co de petróleo, lotado no CENPES/SMS e presidente da CIPA local.

Muitos presentes ao encontro rela­taram dificuldades impostas para libe­ração de suas unidades para a vinda ao evento.

“Existem problemas de ordem in­terna, centro de custo com verba pe­quena e insuficiente para SIPAT e difi­culdades gerenciais de liberações para empregados em reuniões de CIPA / SIPAT’s” – relatou o vice-presidente da CIPA RNEST, o enfermeiro Jorge Fran­cisco dos Santos.

É importante frisar que o encon­tro é fruto da luta sindical, estimu­lando a comunicação entre os cipistas das unidades Petrobrás na discussão dos problemas comuns a todos. “O en­contro pode evoluir com maior par­ticipação já que uma parte significa­tiva de cipistas não são comunicados sobre o evento ou ficam impossibili­tados de comparecer. A possibilidade de cipistas que não sejam presidentes e vice-presidentes de também parti­ciparem, complementando as vagas disponíveis, também foi aventada pelo Sindipetro-RJ junto aos colegas participantes” – sugere Ricardo Boga­do, integrante da Comissão Organiza­dora do evento, ex-vice-presidente da Cipa EDIHB/ON, e atualmente diretor Sindipetro-RJ.

Versão do impresso Boletim XCV