O “Rei das Consultorias” e sua influência nas direções da Petrobrás

Vicente Falconi é chamado por revistas do mercado financeiro de “Guru das Estatais” e sua empresa de consultoria coleciona casos de contratos sem licitação. Nascido em Niterói, Falconi começou sua carreira empresarial em Minas Gerais. Entre seus grandes clientes corporativos se destacam a Ambev e a Gerdau.

Sua empresa realizou contratos com diversos governos estaduais e prefeituras, sempre em nome da racionalização dos gastos públicos. Entre os contratos fechados por Falconi, destacam-se os assinados com os governos de Minas Gerais (Aécio), São Paulo (Alckmin) e Rio de Janeiro (Sérgio Cabral).

Há alguns anos a Falconi realiza o Congresso Anual Movimento Falconi, com debates sobre a eficiência da gestão empresarial. Em dezembro de 2016 o presidente da Petrobrás Pedro Parente foi um dos convidados do evento, junto com os presidentes do Banco do Brasil, Paulo Caffarelli, e da Eletrobrás, Wilson Ferreira Júnior. Temer estava na programação, e receberia o “Prêmio Líder do Brasil 2016”, mas cancelou na última hora por problemas de agenda.

Segundo uma  reportagem do Estadão “Presidentes de Petrobrás, BB e Eletrobrás são sabatinados em evento fechado”, de 14 de dezembro de 2016, um dos temas principais foi “privatizações”. Lembrando que a Falconi também foi contratada pela Petrobrás sem licitação.

O  Sindipetro-RJ vem produzindo, a partir dessas informações públicas, reportagens sobre a influência de Falconi junto às direções da Petrobrás e de outras empresas.  Confira a coletânea sobre o empresário e suas associações neste link

Destaques