Página anterior
PÁGINA 2
Próxima página

Petroleiros da Bahia reclamam de transferência unilateral

Você vive com sua família há muito tempo em uma mesma cidade. Seus filhos freqüentam o mesmo colégio há anos e todos se conhecem. Você tem projetos de vida que envolvem o lugar em que você mora. Imagine se de repente você fosse transferido para outro estado. Foi o que aconteceu com 20 petroleiros da Bahia ao receberem, em julho, a notícia que serão transferidos para o Rio de Janeiro. No último dia 23, o Sindipetro-RJ e a AEPET se reuniram com representantes da área de E&P e com o gerente de RH da Petrobras para discutir o assunto. Os representantes da empresa disseram que os motivos da transferência foram: perda de pessoal qualificado para concorrência (inclusive para países como EUA, Canadá e Austrália); prazos a serem cumpridos nos contratos com a ANP e o déficit de técnicos qualificados em todas as unidades do E&P, sendo que a UN-RIO, por deter concessões com maior volume potencial de produção, está em situação mais crítica.

Explicações à parte, os petroleiros envolvidos receberam a notícia da transferência (decidida unilateralmente) como uma punição. Na reunião com os representantes da empresa, o Sindipetro-RJ também mencionou que no mesmo órgão no Rio, na unidade E&P/UN-BC (SOP e SMP), petroleiros foram transferidos unilateralmente para Macaé sem nenhum tipo de incentivo. Os representantes da direção da Petrobras disseram estar sensíveis ao problema e garantiram que estarão na Bahia explicando os motivos da transferência. Garantiram ainda que irão estudar formas de compensação financeiras e que a transferência será negociada com os interessados. Uma nova reunião para discutir o problema será marcada com a direção da empresa. Nela, a AEPET apresentará sua pesquisa nacional inédita feita entre os profissionais da Petrobras. A Petrobras por sua vez, também apresentará o resultado de sua pesquisa de ambiência e um projeto de recursos humanos para a empresa.

PLR/Petrobrás aposentados
Pagamento deve ser recebido com ressalvas

A Petrobrás está efetuando o pagamento da PLR dos companheiros aposentados que estavam trabalhando no exercício de 2001. O critério que a empresa está usando é o seguinte: para quem estava trabalhando até 31 de julho do período, o pagamento é proporcional aos meses trabalhados com base em 3,3 salários básicos; os posteriores a essa data, a partir de 01 de agosto, com base em 5,3 salários básicos. O Sindipetro-RJ não concorda com esse

encaminhamento, pois todos os aposentados devem receber com base em 5,3 salários básicos. O sindicato orienta aos aposentados que recebam o pagamento acrescentando ao recibo a seguinte ressalva: “A quitação refere-se tão somente aos valores pagos a título de PLR-2001”. Assim, garantimos o direito de questionar possíveis diferenças sob o mesmo título.

 

  Comunicação, Cultura e Alca

As consequências da implantação da Área e Livre Comércio das Américas na cultura nacional e nas comunicações será tema de um debate no próximo dia 17, sábado, na Uerj.
A Alca afetará diretamente os atuais direitos dos trabalhadores e qualquer tentativa de proteção aos nossos interesses passará a ser considerada protecionismo ilegal. Isso pode significar o fim do desenvolvimento da ciência no Brasil e das culturas regionais.
Esses e outros temas serão debatidos das 8h30 às 13h30 na sala RAV 102, na UERJ, no Maracanã. As inscrições podem ser feitas até o dia 12 pelo telefone (21) 9177-0028 e (21) 9242-8571. O evento está sendo realizado pela Amarc, Associação Mundial de Rádios Comunitárias, e a ONG Indecs, com apoio da Faculdade de Comunicação da UERJ.

Angra contra Alca

O Comitê contra a Alca de Angra dos Reis se reúne nesta quinta (1/8), às 18h30, no Sindicato dos Arrumadores. Participe!

Doação de sangue

O Instituto Nacional do Câncer está precisando com urgência de doadores de sangue. O estoque do banco de sangue está próximo do fim, o que já vem causando o adiamento de algumas cirurgias. Para doar basta se dirigir à portaria do Inca, localizada na Praça da Cruz Vermelha, com a carteira de identidade. Mais informações pelo telefone 2506-6567.

  DIREÇÃO COLEGIADA: Abílio Tozini, Castellani, Chagas, Edson, Emanuel Cancella, Espinheira, Furtado, Joacir, José Pereira, Luciano, Magalhães, Marcello, Marcia Felipe, Marcos Barbosa, Mário, Odilon, Roberto Ribeiro, Rodrigues, Paulo Roberto, Schopke, Silvio Sinedino, Sidney, Soriano, Tânia. SECRETARIA DE IMPRENSA: Odilon, Edson e Roberto Ribeiro. REDAÇÃO E EDIÇÃO: Stela Guedes Caputo (MTB 17143). REDAÇÃO: Cláudia de Abreu (17.081RJ). SECRETÁRIA: Nádia de Lima. PROJETO GRÁFICO:Claudio Camillo (MTB 20.478). DIAGRAMAÇÃO:Claudio Camillo e Carlos Soares. ILUSTRAÇÃO:Pedro Pamplona. FOTOS:Samuel Tosta. IMPRESSÃO: Monitor Mercantil.Tiragem:11.000
http://www.sindipetro.org.br
sindipetro-rj@sindipetro.org.br
imprensa@sindipetro.org.br
Av. Passos, 34 - Centro, RJ Cep: 20051-040
((21)3852-0148 FAX: (21)2509-1523
Página anterior
30 DE JULHO DE 2002
Próxima página