A direção da Petrobras quer rasgar nosso ACT e apostou na divisão da categoria. Mas a resposta veio das bases: com exceção do Ceará que realiza sua assembléia hoje, TODAS as bases do país rejeitaram a última contraproposta de PLR apresentada pela direção da empresa. É Não à falta de ética! E SIM ao nosso ACT. (Pág 3)
ANO IX – NÚMERO 907 - 3 a 7 de junho/2002
Ir ao índice dos Surgentes
PÁGINA 1
Próxima página
 
E N T R E V I S T A

EMIR SADER
O cientista político fala ao Surgente sobre os desafios da esquerda frente a nova direita.

Pág. 4

P L R / P E T R O B R A S

Proposta da empresa é rejeitada em todo o país


 

Hoje entregamos a vocês o novo Surgente, fruto já de algumas mudanças implementadas pela nova diretoria do Sindipetro-RJ que tomou posse na última sexta-feira, 31 de maio. Com este novo jornal, partilhamos com vocês um pedaço de nosso sonho. Há tempos acumulávamos o desejo de retomar o projeto (abandonado durante esses últimos 6 anos), de um jornal mais aberto, com entrevistas de intelectuais, sindicalistas e artistas. Com gente que concorda e que discorda de nós. E, por que não, um jornal mais bonito. Aliás, esse era o desejo revelado pela categoria na pesquisa sobre o “Surgente” realizada em 2000.

Concordamos com o revolucionário italiano Antônio Gramsci. Para ele, não adiantava ficar repetindo fórmulas envelhecidas nem os mesmos jargões aparentemente radicais mas na verdade, vazios. E não vos preocupeis, patrulheiros de plantão: o verdadeiro radicalismo, o verdadeiro “ser revolucionário” para Gramsci, estava na capacidade de se renovar para enfrentar as novas tarefas, estava na invenção de uma nova linguagem (adequada, inclusive, às novas exigências de comunicação). Estava também na capacidade de se fazer política através da polêmica e do diálogo. Essa é a tradição revolucionária que fazemos questão de reafirmar. É por isso que insistimos: um outro sindicato é mais que possível, é urgente!

Entregar esse jornal é, ainda, agradecer a todos os que votaram nas eleições para o Sindipetro-RJ. Tanto em uma chapa como em outra. Votar revela vontade política. Nenhuma grande mudança histórica teria sido possível sem que houvesse também uma grande vontade política. É com esta vontade política que contamos para enfrentar os ataques neoliberais, para defender a Petrobras e todos os petroleiros e para continuar lutando por um mundo sem fome, violência e miséria. É com ela que contamos para enfrentar velhos e novos desafios e para sonhar velhos e novos sonhos.

  

 
Nova diretoria
toma posse
Pág. 2
 
Manguinhos: Setoriais na terça e concentração na quarta
Pág. 3
Ir ao índice dos Surgentes
3 A 7 DE JUNHO/2002
Próxima página